....
....

29/05/2019

Veneziano se reúne com reitores de universidades da Paraíba e diz que governo federal tenta conseguir autorização do STF para censurar Instituições


Em sintonia com o sentimento de milhares de brasileiros que nesta quinta-feira (29), voltaram as ruas pela 2ª vez  em menos de 15 dias, para protestar contra a decisão do ministro de Educação Abraham Weintraub, de contingenciar recursos das universidades públicas federais, o senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), disse que o governo federal está dando demonstração de que quer autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), para censurar o que as universidades tem de  melhor, que é ampliar o debate, espargir o conhecimento e aflorar as discussões  em torno dos temas que envolvem o País. 



Veneziano que é titular da Comissão de Educação (CE), disse que a postura do governo é muito perigoso para o Brasil, pois se configura o anúncio de uma perseguição as Instituições públicas de ensino superior. 


“Aquilo que não for do interesse do censor, você não pode mais dizer. É o risco efetivo e um anúncio de uma censura de um governo que se não apresenta autoritariamente, (me desculpe se exagero), mais que dá demonstração com esse gesto, que é esse caminho que ele quer trilhar’ lamentou. 


Essa semana, o senador Veneziano participou de em reunião com representantes das universidades públicas paraibanas e afirmou que o corte de orçamentos do governo Bolsonaro é uma política que fragiliza o ensino público do país.


A reunião contou com a presença dos deputados estaduais Adriano Galdino (PSB), Ricardo Barbosa (PSB) , da secretária de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Ana Cláudia Vital, do reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Vicemário Simões, da Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margarete Diniz, e do reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Nicácio Lopes, além de professores, alunos e representantes das instituições.
O senador paraibano ressaltou que há uma grande força política por trás das medidas adotadas pelo governo federal, em convencer a população de que os cortes são necessários para o restabelecimento da economia brasileira.



– Isso é deliberado, não é algo separado, não é algo pontual. Existe uma política por trás de tudo isso, existe um convencimento por trás de tudo isso. E o convencimento que a equipe econômica do governo federal tem é que tudo aquilo que for público deve ser desprezado, tudo aquilo que for público deve ser atacado, tudo aquilo que for público deve ser marginalizado – afirmou.



Assessoria de Imprensa
Gabinete do Senador Veneziano Vital do Rêgo - PSB/PB
Líder do Bloco Parlamentar “Senado Independente” (PSB, PDT, REDE, Cidadania)






 


 


  Conecte-se

Tudo pode estar disponível no seu email, a qualquer hora do dia. Inscreva-se e receba as últimas informações do mandato de Veneziano.

  Veja também
  Contatos
  Escritório

R. Dr. Severino Cruz, 257 - Centro, Campina Grande - PB, 58400-258.

Senador Veneziano Vital do Rêgo