28/05/2019
Veneziano vota a favor de transferência de COAF para ministério da Economia e lamentar extinção do Ministério do Trabalho
Líder do Bloco Parlamentar Senado Independente, o senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), cobrou em pronunciamento no Plenário do Senado, a retomada das discussões em torno dar medida provisória, de reestruturação administrativa do Governo Federal. Durante o discurso, proferido na tarde desta terça-feira (28), Veneziano disse que falta interesse do governo em debater a reforma e pediu aos colegas senadores para colocarem o tema na ordem do dia o que aconteceu.
“Não sei se não é a prioridade sobre outras prioridades. Mas eu não vi, desde o momento em que o Governo Jair Bolsonaro determinou-se a extinguir o Ministério do Trabalho, ninguém falar a respeito ou poucos são os que se preocupam com essa situação.
Após o pronunciamento de Veneziano, o Senado votou e aprovou com o voto do paraibano, a Medida Provisória 870/2019, que reorganizou a administração do governo federal e transfe o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça e Segurança Pública para a pasta da Economia.
Preocupado com o futuro do País, especialmente com os trabalhadores brasileiros, Veneziano lembrou que desde que o Ministério do Trabalho foi extinto não se mencionou mais na medida do Presidente da República Jair Bolsonaro, e não houve reações a mostrar o quão danoso seria, principalmente para os dias atuais, quando o Brasil está enfrentando uma escalada imparável de desemprego.
O parlamentar enfatizou que hoje são quase 14 milhões de desempregados no País, e o que se assiste é milhares de famílias que voltam a cozinhar em fogão a lenha por falta mínima de condições de vida. Veneziano destacou ainda que o Ministério do Trabalho era um instrumento que produzia políticas públicas, que debatia quais poderiam ser as melhores iniciativas para tentar mitigar, minimizar esses efeitos. O senador paraibano observou que ele foi extinto e ninguém falou nada, não se deu a devida atenção que caberia num momento como este, quando se fala sobre reestruturação através da Medida Provisória nº 870.
“E, não por força de ter votado contra a reforma trabalhista. Aos que diziam outrora que a reforma trabalhista seria o condão salvador de todos os problemas relacionados à ausência de empregos, estamos aí a observar exatamente o inverso. Assessoria de Imprensa Gabinete do Senador Veneziano Vital do Rêgo - PSB/PB Líder do Bloco Parlamentar “Senado Independente” (PSB, PDT, REDE, Cidadania)
|