....
....

16/05/2019

Comissão do Senado aprova Projeto relatado pelo Senador Veneziano que valoriza a interiorização do turismo religioso


Um projeto de Lei relatado pelo Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), que estimula o turismo religioso, foi aprovado essa semana pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal. 


Aprovado em em caráter terminativo, o projeto de autoria do senador Styvenson Valentim (PODE-RN), altera a Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, para incluir no dispositivo legal, como objetivo da Política Nacional de Turismo (Lei 11.771, de 2008).o estímulo à interiorização do turismo e a valorização do turismo religioso



Relator do projeto na CDR Veneziano Vital do Rego classificou o turismo religioso de "uma das mais importantes manifestações de turismo cultural em todo o país" 



Em seu parecer, Veneziano destacou a relevância do projeto que chegou  na CDR  para análise, em decisão terminativa, e argumentou que o turismo é fator de grande relevância para a economia de várias cidades do interior do Brasil.  O parlamentar paraibano enfatizou que apesar da importância para incrementar a economia de todos os municípios, os investimentos do turismo são concentrados nos grandes centros urbanos. 



“Por isso, consideramos de extrema importância o estímulo à interiorização das atividades turísticas. Ademais, é relevante estimular o turismo religioso tão forte em várias cidades do País. Contudo, apesar de louvável a iniciativa, é necessário ajustá-lo à técnica legislativa e à alguns aspectos da segmentação do turismo” observou Veneziano.


Em seu relatório, Veneziano destacou que  o estímulo à interiorização do turismo já é parte das ações e políticas da Política Nacional de Turismo (PNTur), sendo necessário, apenas um ajuste na redação para reforçar a questão do “interiorizar” e promover o que pretende o projeto. 


Quanto ao aspecto de estimular o turismo religioso, o senador do PSB lembrou que esse é um tipo de Turismo Cultural, segundo as políticas de segmentação do turismo, assim como são o turismo cívico, o místico-esotérico, o étnico, o cinematográfico, o arqueológico, o gastronômico, o ferroviário e o enoturismo. 



Veneziano ressaltou que atualmente, o turismo religioso é definido pelo Ministério do Turismo como “atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas, independentemente da origem étnica ou do credo” e é, decerto, uma das mais importantes manifestações do turismo cultural no Brasil. 






Autor do projeto, o senador Styvenson ,agradeceu a Veneziano pelo parecer favorável, e citou dados relativos a 2017, apontando que o turismo injetou US$ 163 bilhões na economia brasileira naquele ano, o equivalente a 7,9% do PIB, um acréscimo de 7% em relação ao percentual de 2016. O senador acrescentou que vários estados possuem forte potencial turístico em cidades do interior, mas que estariam fora do circuito tradicional explorado pelas empresas do ramo. Para ele, os investimentos públicos do setor ainda estão muito direcionados aos grandes centros, e é preciso pulverizar mais estes recursos. 


O projeto seguirá agora para a Câmara dos Deputados, se não houver um recurso para que passe antes pelo Plenário do Senado. 


Assessoria de Imprensa
Gabinete do Senador Veneziano Vital do Rêgo - PSB/PB
Líder do Bloco Parlamentar “Senado Independente” (PSB, PDT, REDE, Cidadania)






 


 


  Conecte-se

Tudo pode estar disponível no seu email, a qualquer hora do dia. Inscreva-se e receba as últimas informações do mandato de Veneziano.

  Veja também
  Contatos
  Escritório

R. Dr. Severino Cruz, 257 - Centro, Campina Grande - PB, 58400-258.

Senador Veneziano Vital do Rêgo