....
....

08/07/2019

Senador Veneziano questiona política preço praticado pela Petrobras e propõe debate amplo sobre o tema


>


O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), questionou na manhã desta quarta-feira (03) em um vídeo gravado direto de seu gabinete em Brasília, a política de preços dos combustíveis praticados pela Petrobras, desde o ano passado quando eclodiu o movimento dos caminhoneiros que questionaram a altíssima elevação dos valores do diesel e demais combustíveis. 



Com uma visão própria sobre o tema, o parlamentar disse que atrelar única e exclusivamente os valores que são praticados e definidos pela Petrobras, aos valores do barril que tem a sua fixação no mercado externo, é algo extremamente questionável. 



Como mesmo titular da Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ), e Comissão de Assuntos Econômicos (CAE0, Veneziano garantiu que vai propor um debate mais amplo e equilibrado sobre o tema. 



“Afinal de contas, se você levar em considerações apenas como a realidade Europeia, a realidade Norte Americana e a realidade de suas respectivas sociedades, como os seus povos se encontram em relação as suas situações sociais, trazendo-as para a nossa realidade nacional, a diferença é grande”, argumentou. 



Veneziano observou que nos últimos anos, acelerou-se o processo de empobrecimento da população, visto que hoje existem mais de 50 milhões de brasileiros entre pobreza e de extrema pobreza.



“Isso me preocupa. Se a gente tem que caminhar tendo como referência e parâmetros os valores fixados externos, nós não podemos virar as costas para uma situação social. Afinal de contas, aquilo que hoje nós consumimos, tem embutido grande parte do valor do combustível” observou. 



O parlamentar enfatizou que o Brasil equivocadamente, concentrou a circulação de mercadorias e riquezas pelo transporte terrestre, deixando de lado o transporte marítimo e o transporte ferroviário. Ele disse que advoga a tese de uma política que estabeleça preço, levando-se em conta a questão de mercado e parâmetro internacional, mais contudo, levando-se em conta as questões sociais do Brasil.


“E a Petrobras é uma empresa estatal de mercado aberto, essencialmente formada e mantida nos últimos 70 anos, pela contribuição de todos nós brasileiros. Ela precisa acima de tudo, ter esse viés de preocupação com a situação social que nós atravessamos” afirmou. 



Pacto Federativo – Após defender as mudanças de preços dos combustíveis praticados pela Petrobras, os senador Veneziano participou na Casa Oficial do Senado da República, de uma reunião com governadores, líderes do Senado  com o Presidente da República Jair Bolsonaro. Na ocasião, o parlamentar cobrou mudanças no Pacto Federativo e as justas reivindicações estaduais que se apresentam inadiáveis. 

Assessoria de Imprensa
Gabinete do Senador Veneziano Vital do Rêgo - PSB/PB
Líder do Bloco Parlamentar “Senado Independente” (PSB, PDT, REDE, Cidadania)






 


 


  Conecte-se

Tudo pode estar disponível no seu email, a qualquer hora do dia. Inscreva-se e receba as últimas informações do mandato de Veneziano.

  Veja também
  Contatos
  Escritório

R. Dr. Severino Cruz, 257 - Centro, Campina Grande - PB, 58400-258.

Senador Veneziano Vital do Rêgo