....
....

07/05/2019

Senador Veneziano lamenta decisão de governo de cortar recursos para universidades e garante que vai pedir a MEC para rever política


Titular da Comissão de Educação (CE), o senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB), rechaçou a decisão do novo ministro da Educação (MEC) Abraham Weintraub, de cortar em 30% recursos de universidades  federais que não apresentarem desempenho acadêmico esperado e, ao mesmo tempo, estiverem promovendo o que ele classificou como  "balbúrdia" em seus câmpus.



Como defensor do ensino público gratuito e de qualidade, Veneziano repudiou a postura do ministro de contingenciar os recursos das instituições superiores e disse que o governo federal deveria rever esse posicionamento nocivo e fortalecer as universidades federais destinando mais recursos para o ensino, pesquisa e a extensão. 



Ao confrontar os dados dos principais indicadores do País nos últimos anos,  Veneziano destacou que os números mostram , o Brasil no item formação educacional,  tem caído consideravelmente, se comparado com outros países da América do Sul como a Colômbia e o Perú.



O senador paraibano lamentou o argumento do ministro da Educação, para justificar os cortes e lembrou que no mês passado o governo federal já havia anunciado cortes na ordem de 42%  do orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 



“Nós estamos diante de um problema muito delicado de um governo que foca muito mais um discurso ideologizado que ele sempre criticada”, lamentou. 


O parlamentar disse o discurso do governo visa transferir de forma equivocada para a opinião púbica, a ideia de que o erro pela queda no ensino está nas universidades, o que não corresponde a verdade. Ele disse que não concorda com esse posicionamento de tentar jogar as universidades contra a sociedade, e como Senador e membro da Comissão de Educação, vai exigir que o Ministério da Educação e o Palácio do Planalto revejam essa política. 


Veneziano observou que o governo precisa fazer um acompanhamento gerencial dos recursos públicos destinados as universidades, e a qualificação desses investimentos, o que não significa cortes injustificados. Para ele, a pretensão do governo federal é desmantelar as instituições públicas como universidades, desde empresas de setores estratégicos próprias de nossa soberania.



Assessoria de Imprensa
Gabinete do Senador Veneziano Vital do Rêgo - PSB/PB
Líder do Bloco Parlamentar “Senado Independente” (PSB, PDT, REDE, Cidadania)






 


 


  Conecte-se

Tudo pode estar disponível no seu email, a qualquer hora do dia. Inscreva-se e receba as últimas informações do mandato de Veneziano.

  Veja também
  Contatos
  Escritório

R. Dr. Severino Cruz, 257 - Centro, Campina Grande - PB, 58400-258.

Senador Veneziano Vital do Rêgo